domingo, 26 de junho de 2011

GUARDAS MUNICIPAIS SÃO NOMEADOS E VÃO TORNAR BH AINDA MAIS SEGURA

Sábado, 25 de Junho de 2011

Ano XVII - Edição N.: 3854

Poder Executivo

Capa


GUARDAS MUNICIPAIS SÃO NOMEADOS E VÃO TORNAR BH AINDA MAIS SEGURA




Os agentes de segurança que passaram no concurso de 2010 para a Guarda Municipal concluíram a última fase, o curso de Formação da Guarda Municipal, ministrado pela Polícia Militar de Minas Gerais na Faculdade Estácio de Sá. Nomeados pelo município, 591 agentes, 30 mulheres e 561 homens, irão contribuir com a segurança na capital mineira.

O treinamento dos novos guardas foi realizado no Centro de Ensino Técnico da Polícia Militar, com duração de quatro meses e 500 horas-aula. Entre homens e mulheres, participaram do concurso da Guarda Municipal cerca de 30 mil inscritos. Durante a primeira fase do processo seletivo, os candidatos foram submetidos a provas de conhecimentos, testes de capacidade física, exames psicológicos e prova de títulos. A seleção registrou a média de 50 candidatos por vaga.

Os alunos tiveram aulas de conhecimentos jurídicos, crimi­nalística, defesa civil, ética, cidadania, direitos humanos, defesa pessoal, gerenciamento de crises, legislação e fiscalização de trânsito, emprego de arma de fogo e tiro. Além dos instrutores militares, inspetores da Guarda Municipal também ministraram aulas para os aprovados e atuaram como chefes de curso.

Um dos novos agentes é Paulo Henrique Souza. Ele disse que os estudos com base na hierarquia e na disciplina são importantes para sua formação. “Para cumprir a lei temos que seguir as leis, daí a importância da disciplina. O conteúdo é de alto nível”, disse. A aluna Vanusa Silva encara a carreira como um desafio. “Foram poucas vagas para mulheres, mas será gratificante ser um servidor público”, afirmou. Trabalhar em prol da população belo-horizontina é o que espera Alex Resende. “Temos que dar o nosso melhor. Foi uma vitória ser aprovado em um concurso tão concorrido”, explicou. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Ricardo Belione, os novos agentes de segurança passarão por um estágio supervisionado de 30 dias antes de se efetivarem em seus postos.



Avaliação positiva

A Guarda Municipal está presente na maioria das escolas, unidades de saúde, parques e cemitérios, além de prédios administrativos. A instituição foi criada em 2003 e a avaliação da cidade sobre o trabalho é extremamente positiva. Atualmente, 1.800 agentes compõem a instituição. Destes, 47 são mulheres e 110 formam o grupamento que monitora e orienta o trânsito da cidade.

O objetivo da Guarda Municipal é proteger os funcionários e usuários dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município. Além de cuidar dos bens da cidade, os agentes de segurança contribuem com o Sistema de Defesa Social do Estado de Minas Gerais.

Os guardas municipais também participam de cursos de formação em línguas, nos idiomas Espanhol e Inglês. O objetivo do projeto é capacitar os guardas a lidar com turistas estrangeiros que irão visitar a capital mineira em eventos internacionais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Fonte: http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1060668 acesso em 26 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário